Araripina atinge 100% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19

De acordo com o prefeito, por causa da lotação, foi preciso transferir pacientes com Covid-19 para o município de Serra Talhada.

 

De acordo com o prefeito, por causa da lotação, foi preciso transferir pacientes com Covid-19 para o município de Serra Talhada.

Além de Petrolina, o município de Araripina, no Sertão de Pernambuco, também atingiu 100% de ocupação de leitos de UTI para a Covid-19. A informação foi confirmada pelo prefeito Ricardo Pimentel (PSL), em vídeo publicado nas redes sociais.

Araripina está com100% dos leitos ocupados — Foto: Ascom/ Prefeitura de Araripina

Araripina está com100% dos leitos ocupados — Foto: Ascom/ Prefeitura de Araripina

De acordo com o prefeito, por causa da lotação, foi preciso transferir pacientes com Covid-19 para o município de Serra Talhada. Foram utilizadas três ambulâncias.

 

“É algo impensável o que estamos vivendo. Araripina está com sua UTI com capacidade máxima lotada, com 100% de sua capacidade. O Hospital e Maternidade de Santa Maria não tem mais espaço físico para expandir para novos leitos de UTI”, disse o prefeito.

Raimundo Pimentel também falou sobre a exaustão pela qual os profissionais de saúde do município estão passando.

“Nossos profissionais de saúde estão esgotados, já não têm mais força e disposição para enfrentar a rotina dura de mortes, doenças e pacientes graves que estamos enfrentando no dia a dia. Infelizmente, ainda tem uma parcela da população que não acredita, não coladora.”

 

Até o momento, o município de Araripina já confirmou 4.103 casos da Covid-19, com 64 mortes e 3.925 curas.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) disse que “dentro do planejamento de abertura de novas vagas, nos próximos dias, a rede de saúde da IV Macrorregião de Saúde será reforçada com 20 novos leitos de UTI no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, e na UPAE de Petrolina. A SES-PE ainda está com chamamento público aberto para contratação de leitos dedicados à Covid-19 junto aos hospitais privados e filantrópicos”.

Veja a nota completa

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ressalta que tem monitorado permanentemente a situação epidemiológica do Estado e a rede de assistência. Também tem realizado as ações necessárias para garantir o atendimento dos pernambucanos, ampliando os leitos na rede própria e contratualizando na privada, o que tem possibilitado a oferta, atualmente, de mais de 2 mil vagas de UTI e enfermaria em todas as regiões pernambucanas. Importante destacar ainda que a Central de Regulação do Estado tem atuado para fazer os encaminhamentos necessários para os hospitais de referência e para demais leitos criados para o atendimento desses pacientes em todo o Estado.

Além disso, dentro do planejamento de abertura de novas vagas, nos próximos dias, a rede de saúde da IV Macrorregião de Saúde será reforçada com 20 novos leitos de UTI no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, e na UPAE de Petrolina. A SES-PE ainda está com chamamento público aberto para contratação de leitos dedicados à Covid-19 junto aos hospitais privados e filantrópicos.

Por fim, a SES-PE ressalta que, neste momento de aceleração da doença no Estado, é preciso que todos reforcem a adoção do cuidado e respeitem as regras de prevenção, porque só assim será possível diminuir a aceleração da doença e a quantidade de pacientes com quadros graves da Covid-19.

Com informações do G1 Petrolina