política regional

Datafolha: Paulo Câmara amplia vantagem na corrida às urnas

Datafolha: Paulo Câmara amplia vantagem na corrida às urnas

Socialista sai de 30% para 34% das intenções de votos. Armando Monteiro Neto oscilou positivamente para 25%

O governador de Pernambuco e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) cresceu quatro pontos percentuais e consolidou-se na liderança na disputa, aponta pesquisa Datafolha. Representante da Frente Popular por Pernambuco que tinha 30% das intenções de voto na pesquisa realizada nos dias 20 e 21 de agosto, agora tem 34%. Seu principal oponente, o senador Armando Monteiro Neto (PTB), da frente “Pernambuco Vai Mudar”, tinha 24% e oscilou positivamente para 25%.

O ex-prefeito de Petrolina Julio Losso (Rede) e o ex-deputado federal Mauricio Rands (PROS) marcaram 2%. Ana Patricia Alves (PCO), Simone Fontana (PSTU) e Dani Portela (PSOL) registraram 1% dos votos. Brancos e nulos somaram 26% e 6% dos eleitores afirmaram não saber em quem vão votar.

Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são mostrados aos eleitores, Paulo Câmara teve 16%, Armando Monteiro teve 9% e os demais candidatos, juntos, somaram 8%. Outros 16% afirmaram que não votariam em nenhum candidato e 46% disseram não saber em quem vão votar.

A Datafolha também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. O governador Paulo Câmara teve a maior rejeição (com 32%). Em seguida vêm Dani Portela e Simone Fontana, ambas com 25%. Julio Lóssio possui 24% de rejeição, Armando Monteiro, Maurício Rands e Ana Patrícia Alves figuram com 23% de rejeição. Já 12% do eleitorado afirma que rejeita todos ou não votaria em nenhum nome, enquanto outros 2% disse que votaria em qualquer um ou não rejeita nenhum. O percentual de quem não sabe qual candidato rejeita foi de 9%.

Esta foi a primeira pesquisa Datafolha realizada em Pernambuco após o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que começou no dia 31 de agosto. Com maior tempo de televisão e rádio, o crescimento de Paulo Câmara pode ser justificado pelo início da propaganda eleitoral. O socialista possui quase o dobro do tempo do seu principal adversário – Armando Monteiro Neto.

Contratada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo, a pesquisa ouviu 1.229 eleitores em 50 cidades Pernambuco entre os dias 4, 5 e 6 de setembro. O índice de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número PE-338/2018.

O nível de confiança utilizado na pesquisa eleitoral da Datafolha é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.


Fonte: Folhapress

Leia mais notícias em belmontediario.com.br, siga nossas páginas no Facebook e no Twitter . Você também pode enviar informações à Redação do BelmonteDIÁRIO por email envienoticias@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9958-0208 | 9 9102-0292.

Você pode gostar também: