Prazo para pedir reaplicação do Enem 2020 termina nesta sexta

Prazo para pedir reaplicação do Enem 2020 termina nesta sexta

 

Estudantes com diagnósticos de Covid ou aqueles prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas, têm até as 23h59 desta sexta para solicitar o direito a uma nova prova.

Caderno de provas do Enem — Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Caderno de provas do Enem — Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que tiveram diagnóstico de Covid-19 ou aqueles que foram prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas, nas provas impressas têm até as 23h59 desta sexta-feira (29) para pedir a reaplicação.

O pedido deve ser feito pela Página do Participante. O endereço é:https://enem.inep.gov.br/participante/

O prazo abriu na última segunda-feira (25). As provas impressas ocorreram em 17 e 24 de janeiro.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, os pedidos serão analisados caso a caso. Os resultados saem em 12 de fevereiro e estarão disponíveis também na Página do Participante.

A reaplicação está prevista em edital do Enem e ocorre em todas as edições. Para o Enem 2020, a reaplicação será em 23 e 24 de fevereiro.

A prova é feita na mesma data do Enem para pessoas privadas de liberdade, o Enem PPL, e tem o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, mas com questões diferentes.

Além do Enem PPL, ainda haverá a edição do Enem digital, neste domingo (31) e no próximo (7).

O edital considera problemas logísticos:

  • fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior, como: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local)
  • falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural)
  • falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

 

Pedidos de reaplicação do Enem

 

Candidatos contam que foram impedidos de fazer a prova do enem por causa de salas lotadas

Candidatos contam que foram impedidos de fazer a prova do enem por causa de salas lotadas

Os concorrentes que pedirem reaplicação da prova terão seus pedidos analisados pelo Inep. Segundo o órgão, os candidatos devem acompanhar se a solicitação foi aprovada ou reprovada na Página do Participante.

“O Inep receberá os pedidos por reaplicação entre 25 e 29 de janeiro, pela Página do Participante do Enem. O Inep, junto às aplicadoras, vai apurar a situação e avaliar o pedido”, afirma o Inep.

  • Reaplicação por salas lotadas

 

Candidatos que foram barrados no 1º dia do Enem 2020 (17) puderam optar por comparecer ao 2º dia de provas no domingo (24) ou pedir a reaplicação das duas datas do exame por meio da Página do Participante.

Segundo o Inep, os candidatos não precisariam pegar nenhum comprovante no local de aplicação. As situações serão analisadas caso a caso com base nas informações enviadas pelos aplicadores das provas.

  • Reaplicação por Covid

 

No caso dos candidatos com Covid, para fazer a solicitação, será preciso apresentar um documento legível que comprove a doença.

O documento precisa conter:

  • nome completo do participante
  • o diagnóstico com a descrição da condição
  • código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10)
  • assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente
  • data do atendimento
  • o documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

 

Com informações do G1