Agências selecionadas do INSS reabrem nesta segunda-feira

Agências selecionadas do INSS reabrem nesta segunda-feira

Agências do INSS no Recife reabrem nesta segunda-feira (14), das 07h às 13h. O atendimento presencial será possível apenas com agendamento prévio, realizado pelo telefone 135 ou pelo aplicativo e site Meu INSS. É importante ficar atento e checar qual local foi que o atendimento foi agendado, visto que apenas algumas agências serão reabertas. De acordo com o órgão, existe uma fila nacional de 900 mil pedidos e os cidadão devem avaliar se podem evitar sair casa sem necessidade.

As agências estão fechadas desde o dia 20 de março, através da portaria de número 412. De acordo com o governo, cerca de 650, das 1.500 agências estão reabertas.

Além dos atendimentos remotos, outra forma de entregar documentos pendentes é através da Exigência Expressa, onde o cidadão deve agendar um horário e data através dos canais do INSS para que possa depositar os documentos em urna externa localizada nas agências. O recomendado é que os beneficiários deem preferência aos atendimentos remotos, e que, caso não consiga anexar documentos, utilize o formato de entrega pelas urnas. A visita às agências a partir da próxima segunda-feira deve ser a última opção e o beneficiado que não realizar o agendamento não será atendido.

De acordo com o INSS, nesse primeiro momento serão priorizados os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Os serviços que não estão disponíveis de forma presencial neste momento continuam acessíveis pelos canais remotos. Além disso, o regime de plantão também segue disponível para tirar dúvidas.

Para garantir a segurança dos funcionários e beneficiários, as agências estarão equipadas com totens de álcool em gel, marcações de filas e assentos disponíveis, checagem de temperatura nas entradas, além da obrigatoriedade do uso de máscara. Todo o processo de limpeza foi reforçado, os funcionários seguem protocolos de atendimento seguro e barreiras de acrílico foram instaladas nos balcões de atendimento. O segurado que estiver agendado e que chegue à agência sem máscara, será disponibilizado uma descartável para que ele acesse a unidade.

GREVE
Os servidores do INSS reivindicam a manutenção do trabalho remoto, queixando-se da falta de segurança e higiene nos postos. Eles afirmam que, caso as agências reabram na próxima segunda-feira (14), não deverão voltar aos locais de trabalho.

A reabertura dos postos do INSS chegou a ser adiada sete vezes, devido a resistência dos servidores. Em julho, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho anunciou o pedido de exoneração de 52 servidores que ocupavam cargos de confiança na estrutura da Perícia Médica Federal e não concordavam com a reabertura das agências, alegando risco de contágio dos profissionais pelo novo coronavírus.

Fonte: Folha de Pernambuco