Anvisa aprova extensão de prazo de validade de vacinas da Janssen que são dose únicas

Anvisa aprova extensão de prazo de validade de vacinas da Janssen que são dose únicas

 

A diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou ontem a extensão do prazo de validade das vacinas da Janssen, que é fabricada pelo laboratório Johnson & Johnson. O imunizante tinha vencimento previsto para 27 de junho, mas agora estendeu até o início de agosto —passou de três para quatro meses e meio, no total. O novo prazo é válido para as doses que estejam armazenadas entre 2ºC e 8ºC.

Esta vacina é a única aprovada pela Anvisa em dose única. Quando ela é armazenada entre temperaturas de -25°C e -15° C, possui prazo de validade de 24 meses, a partir da data de fabricação.

Em nota publicada no site da agência, a relatora e diretora da Anvisa, Meiruze Freitas, destaca que, considerando o cenário pandêmico atual, a decisão foi tomada com rapidez e ajuda a acelerar a campanha de vacinação no país.

O texto diz ainda que a aprovação foi baseada em uma “criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos”. Segundo os diretores, ficou demonstrado que a vacina tende a se manter estável pelo período de quatro meses e meio.

Além disso, a Anvisa também considerou a decisão da agência norte-americana FDA (Food and Drug Administration, órgão regulador do setor de alimentação e medicamentos), que aprovou a alteração do prazo de validade na última quinta-feira (10).

 

Com informações do Viva Bem